На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
A Bainita é um microconstituinte tipicamente formado nos aços, resultante da decomposição da austenita em um produto de duas fases: ferrita em forma de placas e partículas de carbonetos (geralmente cementita). Este microconstituinte pode ser obtido tanto por tratamento térmico com resfriamento contínuo, como por tratamento térmico isotérmico.
Em geral, a bainita apresenta morfologia acicular. Entretanto, esta ainda é comumente separada em dois tipos: bainita superior e bainita inferior. A primeira contitui-se de placas de ferrita com carbonetos no contorno, enquanto que a segunda, além dos carbonetos nos contornos da fase ferrítica, apresenta também carbonetos em seu interior, normalmente alinhados e formando um ângulo de aproximadamente 60° com o eixo de crescimento da bainita.
A faixa de temperatura em que ocorre a transformação bainítica em tratamento térmico isotérmico está localizada entre as faixas de temperaturas para a formação da perlita e da martensita. Quando a bainita é formada sob resfriamento contínuo, a taxa de resfriamento necessária para a sua formação é maior em relação à formação da perlita e menor em relação à formação da martensita. Alguns elementos de liga podem alterar o intervalo de formação da estrutura bainítica, sendo o carbono aquele com maior influência dentre os mais comumente utilizados.
Por longos anos, houve uma discussão sobre o mecanismo de formação da bainita, ainda hoje existente, porém em menor intensidade. Duas teorias se destacaram. Uma acredita na formação da bainita de forma adifusional, isto é, sem difusão, assim como a que ocorre para a formação da martensita. A outra teoria, acredita na formação da bainita por difusão, assim como ocorre para a ferrita, a cementita e a perlita. Ambas são detalhadas no decorrer do texto.